Monday, May 02, 2005

Recado para o Mundo

O Vietnã comemorou 30 anos da vitória contra os EUA. Mas o quê significa realmente esta vitória? Marca um cessamento temporário da ideologia imperialista estadunidense. Com a "derrota", o estado norte-americano reavaliou a situação emergencial das tropas e da moral do seu país e teve uma atitude sensata deixar o país, mesmo que os vienamitas do norte tivessem já levado seus tanques para o palácio do governo do sul e tomado o centro do poder. Um saldo de aproximadamente 60 mil mortos entre outros milhares de feridos foi o saldo das tropas estadunidenses. Sendo que aproximadamente 3 milhões de mortos foi o saldo que os Estados Unidos deixaram na população vietnamita.

Apesar de ter sido um estado sub-desenvolvido(ainda o é) o Vietnã do norte soube usar sua política comunista com eficácia, destruindo de uma vez os marcarterianos que viviam sob seu solo. Até hoje os Estados Unidos não conseguiram vencer qualquer país comunista sequer. No caso da URSS, problemas econômicos internos provocados pela corrupção dos políticos em seu seio, acabou causando rupturas irreversíveis na sua forma de organização, enfraquecendo este grande estado diante do poderio capitalista.

O bloqueio ao estado de Cuba ainda continua até hoje. Os planos estadunidenses não deram certo e o país caribenho consegue praticamente andar com suas próprias pernas sob liderança do grande Fidel. Os problemas internos que eles tenham ou possam vir a ter não é da conta do mundo. Como nação soberana, tem sua própria forma de organizar e manter sua sociedade, independentemente dos meios utilizados. Coloca-se muitas vezes os cubanos como um povo inconformado, mas se fosse realmente verdade, um povo cuja a expressão de liberdade significa mais que a vida já teria de imediato mobilizado a maior parte de sua população e demonstrado de formaq ue poderia sensibilizar todos os paises. Mas isso nunca aconteceu e provavelmente não irá(no governo de Fidel). Um dia levantaram as armas e se uniram para destruir um inimigo em comum: o governo corrupto apoiado pelos Estados Unidos. Lutaram e venceram, a liberdade triunfou sobre capitalistas insanos que queriam fazer da ilha um resort dos EUA.

Não obstante os planos da nação imperialista ter fracassado quanto aos países comunistas, sua política de controle econômico e ideológico sobre os demais ainda continua. A exemplo Afeganistão e Iraque. Poderá chegar um dia em que a tal terra da liberdade poderá deixar transparecer totalmente seus planos imperialistas, e quando tais más intenções se tornarem claramente perceptíveis, será a vez de o Mundo se unir para dar um basta nas atitudes dessa nação e reimplantar uma nova política tal como eles fazem no Iraque, mesmo que isso signifique um mundo unido contra eles.

4 comments:

Anonymous said...

aewww Grande Todo Poderoso Thander!
tá altos massa seu blog.. falta umas imagem né? :X
mais tá massa assim
falow ae
t+
[]'s

Anonymous said...

Na verdade vc sabe elaborar um texto muito bem, explora bastante a linguagem formal, só que seu discurso está sobre um angulo altamente comunista. Vc tem na verdade uma fobia diante o capitalismo. Foi um prazer comparecer ao seu recinto virtual. T+ confrade.

Anonymous said...

olá
legal, vc tme uma visao das coisas muito ampla. gostei do jeito que tu escreve.
pretendo cursar letras, ando treinando redação, lendo muito coisa e tal, mas ta dificil, axoq precisrei de umas aulas praticas, =/
bá, poe umas imagem quando der. acho que seria tri.
e atualiza!!!!

beijos, grande Thander!
Rafa

Anonymous said...

Thandico, vc é o garoto!!!! Tipo,
cê brinca com as palavras.Seus textos são muito bem elaborados!!!
Nada do q eu disser pode explicar o q vc é. Olhe, vá me desculpando, pq n sou tão boa pra escrever, eu n sei nem e metade da metade do q vc sabe.kkkkkkkkkkkkkk

bjosssssss